quinta-feira, 28 de julho de 2016

Coleta seletiva

Cores dos cestos para separação do lixo.
Muita gente tem consciência da importância de realizar a coleta de lixo para reciclagem, porém, o número de lixo reciclado no Brasil ainda é muito pequeno, em relação ao lixo produzido. Aqui, a maior parte do lixo vai parar nos aterros sanitários, que não recebem nenhum tratamento, polui o solo e ainda emite gases prejudiciais à nossa atmosfera, pois diversos materiais lá depositados levam centenas ou milhares de anos para se decompor.
O que fazer, então?


Para melhorar a situação, as pessoas devem se informar onde fica o ponto de coleta seletiva mais próximo. Em algumas cidades, passam caminhões que coletam material reciclável. Então, é só separar os materiais e entregar ou esperar que sejam coletados.
Quando houver a necessidade de levar seu lixo até um dos pontos de coleta, é preciso saber que existem lixeiras específicas para cada tipo de resíduo, que são diferenciadas pelas cores. Essas cores seguem um padrão internacional.
As mais comuns são: azul, vermelho, verde e amarelo, porém, existem outras que não são normalmente utilizadas, mas vale a pena conhecer:
Azul: Papel e papelão
Vermelho: Plástico
Verde: Vidro
Amarelo: Metal
Preto: Madeira
Laranja: Resíduos perigosos

Branco: Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
Roxo: Resíduos radioativos
Marrom: Resíduos orgânicos
Cinza: Resíduos não recicláveis, misturados ou contaminados.



Lembre-se: O lixo deve ser colocado limpo nessas lixeiras, para facilitar o trabalho de quem recicla e para que não haja perda de material.
Conhecendo essas informações, é bem mais fácil separar seu lixo reciclável. Se você tem alguma dúvida, procure um posto de coleta e informe-se. O que não vale é ficar parado! A coleta seletiva de lixo é uma atitude simples, mas que ajuda a preservar o meio ambiente, evitando o acúmulo de lixo e reaproveitando os recursos.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário