A palavra sustentabilidade começou a ser conhecida a partir da Conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, em 1972, em Estocolmo. Já no Brasil, a palavra ganhou mais visibilidade após a ECO-92, na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, onde foram reunidos 100 chefes de estado para discutirem sobre os problemas ambientais.
A definição de
sustentabilidade é a capacidade de uma pessoa ou grupo de se manterem dentro de
um ambiente, sem causar danos ao tal. Apesar de a sustentabilidade estar
associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que envolve este, não está
limitada somente a esta área. A sustentabilidade está diretamente ligada ao
desenvolvimento de vários setores da sociedade, sem que estes agridam o meio
ambiente.
Conheça a seguir
todos os tipos de sustentabilidade:
- Sustentabilidade Cultural: Significa reconhecer e considerar a diversidade dos costumes e tradições de um povo, como sua língua, forma de produção e crenças.
- Sustentabilidade Econômica: Foca em gerar lucro, sem prejudicar o meio ambiente.
- Sustentabilidade Ambiental: Separação da metrópole/cidade e do meio rural, complementação de regras, de conjunto com todas as sustentabilidades para haja equilíbrio entre ambos, com objetivo de preservar as gerações futuras.
- Sustentabilidade Territorial/Espacial: Busca promover equilíbrio geográfico entre o rural e o urbano, a fim de evitar impactos negativos da urbanização descontrolada, priorizando novas formas de civilizações baseadas no uso sustentável de recursos renováveis.
- Sustentabilidade Ecológica: Podemos exemplificar como ciclo de matéria prima. Onde tiramos a madeira da floresta e fazemos o reflorestamento.
- Sustentabilidade Geográfica: Visa relacionar os aspectos ambientais com as ações do homem, tais como clima, relevo, fauna e vegetação.
- Sustentabilidade Social: Conjunto de ações que visa melhorar a qualidade de vida da população, diminuindo assim a desigualdade social e garantindo acesso a serviços, como saúde e educação.
- Sustentabilidade Institucional: Foca em empresas que possuem atividades sustentáveis, ou seja, atividades que preservam o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário